Ideias Livres

quarta-feira, fevereiro 24, 2010

Mentes perversas

Sempre que ouço o nome de armando vara lembro-me que o armando gama...

Orlando Zapata Tamayo

Orlando Zapata Tamayo, preso político em Cuba, faleceu ontem após 85 dias em greve de fome.

Morrer em greve de fome é uma decisão lúcida e corajosa, de quem perdeu a fé na mudança e acha que a sua morte, acto extremo e último de um ser humano, é a única forma de revolta que lhe resta.

Que pese pelo menos um pouco na consciência de todos os que se recusam a criticar um dos regimes mais repressivos do mundo por mera nostalgia juvenil e fetichismo ideológico.

sábado, fevereiro 20, 2010

Se tu o dizes tudo bem...

Irão nega fabrico de armas nucleares.

Dirigente israelita nega envolvimento na morte de dirigente do Hamas.

Sócrates nega ordem para comprar TVI.

sexta-feira, fevereiro 12, 2010

Power to the people!

Parece que Marx e Bolívar não são suficientes para levar a Venezuela aos píncaros. Solicita-se já a acção divina para fornecer ao país o que o seu governante tem vindo a destruir. No caso concreto, electricidade (num dos maiores produtores de petróleo do mundo!), mas poder-se-ia estender aos restantes bens de primeira necessidade que vão faltando no país à medida que a foice do socialismo chavista vai deitando por terra todos os instrumentos de criação de riqueza, com a sua perseguição à economia de mercado.

Tendo sustentado muita da sua popularidade com a defesa dos direitos dos "povos indígenas", o que quer que isso seja num país altamente miscigenado, não lhe resta outra solução que não seja a "dança da chuva". Pobre Venezuela, que se deixou embarcar nisto.

terça-feira, fevereiro 09, 2010

Sem dias de governação

O país está falido, mas aparentemente há dinheiro (e desejo) para comemorar "100 dias de governação", com direito a imagem própria e tudo, como se fossem os Jogos Olímpicos ou a Presidência da União Europeia. Imaginem o ridículo se cada presidente ou director de qualquer coisa se lembrasse de festejar cem dias de direcção. Só no "The Office"...