Ideias Livres

sexta-feira, janeiro 27, 2006

Hedging no Dérbi

Estamos na véspera de um dérbi - porque é que escrever correctamente, adaptando os estrangeirismos para português, faz com que nos sintamos ridículos? - e, como sportinguista, decidi-me a fazer pela segunda vez uma aposta desportiva contra o meu clube. A primeira fi-la na nossa última deslocação às Antas. Então apostei 25 euros na vitória dos andrades e dei-me mal. Financeiramente, claro. Desportivamente fiquei satisfeito com o resultado. No entanto, caso tivesse perdido não me iria a baixo com essa facilidade, afinal de contas tinha ganho perto de 20 euros, sempre pagava o jantar!

Para amanhã, já fiz uma aposta igual. Se porventura calhar os lampiões levarem de vencida o meu Sporting, ganho umas massas à sua custa que, embora não compensem, atenuam a derrota, se os leões empatarem ou vencerem, esqueço tudo em nome do resultado obtido. No fundo, estou a levar a cabo uma operação de hedging, cobrindo o meu "risco" de ficar fortemente enervado e irritado com o desenrolar do jogo e com o seu desfecho. Minimizo a minha irritação e desconforto, não sofrendo de forma tão violenta. Aprecio melhor a partida.

No meu caso, esta estratégia foi apenas uma forma divertida que criei de atenuar a "exposição" ao resultado dos grandes jogos. Mas deixou-me a pensar se não poderia ser uma terapia interessante para aqueles adeptos mais fanáticos, que sofrem de uma forma doentia - e a minha, não será?... - e muitas vezes põem em risco a sua própria vida ao assistir a um jogo do seu clube. Apostando 100 ou 200 euros na vitória da equipa contrária teriam, inconscientemente, uma sensação de ganho que minimizaria a sua perda enquanto adepto.

Esta é, de resto, a forma como muitas empresas seguram a margem da sua actividade de negócio. Hoje existem milhares de operações possíveis de hedging, que podem envolver quase tudo o que possa afectar o desempenho de uma empresa - incluindo o clima. Imagine-se uma empresa que vende chapéus de chuva. Um ano em que não chova pode ser calamitoso para o negócio. Porém, uma empresa gestora de uma marina considerará o oposto. O objectivo do hedging é descobrir a nossa Nemesis e apostar que ela vai vencer.

Uma das principais discussões centra-se no quanto devemos minimizar o nosso risco, de forma a que também não deixemos de ter uma cenoura atrás da qual correr. Excessivas cautelas diminuem o incentivo ao bom desempenho e afastam os investidores. Mantendo a analogia para o Benfica-Sporting de amanhã, seria o mesmo que apostar tanto na vitória do Benfica que acabaria a torcer por eles... saber qual o grau de exposição que se pretende assumir é uma decisão de gestão muito importante e depende normalmente da filosofia das empresas. Muitos adeptos de futebol nunca fariam o que eu fiz pelo simples facto de apreciarem a adrenalina e estarem na disposição de poder sofrer bastante sabendo que, se ganharem terão muito mais prazer do que eu, que terei perdido 5 contos com isso. Do mesmo modo, algumas empresas também preferem assumir o risco, ou parte dele, normalmente porque têm acesso a informação que o mercado não tem e que pensam que lhes dará uma vantagem competitiva ou porque os seus accionistas preferm uma posição de risco.

Amanhã veremos se cobri convenientemente a minha exposição, com o mesmo valor que tinha apostado contra o Porto, ou se, como bom lagarto, sofro mais contra o Benfica...

PBDB (Pós-Banho de bola) - Os 25 euros foram suficientes visto que, mesmo a perder, nunca duvidei da capacidade do Sporting em dar a volta ao resultado. Perdi mais 5 continhos... Se tivesse que fazer isto para o Sporting não perder na Luz até ao fim dos meus dias, fá-lo-ia. Infelizmente, algumas vezes limitar-me-ei a ganhar dinheiro...