Ideias Livres

quarta-feira, janeiro 11, 2006

Um palpite...

Muitos pensam que a esquerda se tem apresentado constantemente contra um sistema de segurança social misto, de componente pública e privada, em que o primeiro só pode ir até um determinado montante, sendo obrigatório, e o outro pode ou não ser opcional, consoante os modelos - para mim, por exemplo, seria todo ele privado, podendo ou não o Estado obrigar os cidadãos a efectuar descontos até um dado valor - por considerar esta medida uma ameaça aos direitos e garantias dos cidadãos, um primeiro passo no caminho da destruição de todo o sistema de segurança social obrigatório.

Até posso acreditar que em parte possa ser por isso, mas julgo que acima de tudo os neomarxistas acham que, se alguém tem dinheiro suficiente para meter em sistemas privados de poupança que lhe permita vir a ter uma choruda reforma, é porque devia pagar muito mais impostos... infelizmente, parece-me que continuam a lutar contra a riqueza e não contra a pobreza. Mais do que conjuntural, é um problema doutrinário.

1 Comments:

  • Mais uma brilhante análise sem dúvida.

    O principal entrave ao liberalismo em Portugal são sem dúvida as mentalidades. O preconceito contra a (criação de) riqueza está muito enraizado na sociedade (especialmente a Sul do Tejo) independentemente da esfera ideológica. Enquanto as pessoas estiverem à espera que sejam os políticos a resolver-lhes os problemas e o preconceito contra a riqueza estiver enraizado, não vamos conseguir a lado nenhum opr nós próprios. Nenhum modelo assente na liberdade e responsabilização dos agentes poderá ser implementado. Muito menos um liberalismo por decreto.

    É sempre um prazer ler-te.

    Abraço

    Nuno

    By Anonymous Anónimo, at 10:20 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home