Ideias Livres

quarta-feira, fevereiro 15, 2006

Olhos bem abertos

Enquanto continuo a inserir numa base de dados todos os meus livros, deparei com uma das últimas obras do sociólogo best-seller italiano Francesco Alberoni, "A Esperança", de 2000, um conjunto de artigos sobre o mundo, as suas dificuldades e problemas e algumas das formas que ele considera mais adequadas para os enfrentar.
No último parágrafo do artigo intitulado "O despertar religioso e as suas sombras", Alberoni acaba por fazer a melhor análise de que me lembro sobre a relação do mundo islâmico com as outras civilizações:

"A Europa levou séculos para se libertar dos fanatismos e das guerras religiosas, para descobrir a tolerância e a liberdade. O Oriente budista sustentou durante milhares de anos a sua tolerância. Hoje, todos devem ter a coragem de defender estes príncipios e de os fazer afirmar no mundo. Não nos podemos dar ao luxo de ceder às teorias multiculturais, segundo as quais todas as culturas têm o mesmo valor. Saímos há pouco tempo da barbárie e podemos tornar a cair nela por causa da nossa fraqueza. E hoje, o poder da ciência e da tecnologia é de tal ordem que um erro pode produzir consequências irreparáveis."