Ideias Livres

quinta-feira, agosto 11, 2005

Boas notícias para a economia!

Depois da anunciada construção do aeroporto da Ota e do consequente encerramento da Portela, projecto que já está decidido apesar de não ter sido efectuado nenhum estudo de viabilidade económica, a economia portuguesa continua o seu caminho triunfal rumo ao crescimento sustentado que se estima agora que, com estes novos projectos, poderá atingir valores asiáticos de 8 a 9% ao ano:

- O Grupo Sonae decidiu fechar o Centro Comercial Colombo até 2007, tencionando inaugurar no mesmo ano um mega-centro comercial na Malveira da Serra. Quando confrontados com a grande distância a que o novo empreendimento se encontrará dos grandes centros urbanos, o grupo de Belmiro de Azevedo disse que não tinha feito previsões de visitas mas que ia ser uma área comercial "do caraças".

- A Galpenergia tomou esta tarde a decisão de desmantelar a Refinaria de Sines e construir uma nova unidade industrial na região de Barrancos. De acordo com o porta-voz da empresa, um dos administradores da empresa "teve um sonho durante a noite, em que via o Alentejo profundo coberto de oleodutos, tanques e colunas de destilação, com milhares de pessoas a trabalhar. Viu também grandes torres de perfuração, pelo que acreditamos que exista petróleo algures lá para o interior, o que explicaria a abundância de porco preto". Questionado sobre a viabilidade económica do projecto, o porta-voz, indignado, disse: "Então acha que um sonho destes não é viável?"

- O Futebol Clube do Porto vai construir um novo estádio na zona de Amarante. Pinto da Costa, ao apresentar a sua candidatura à Presidência da Câmara do Porto, salientou a necessidade de afastar do centro da cidade os grandes aglomerados de gente, e vai fazer lobby no sentido de extender a rede de TGV até ao futuro Estádio Dragonball, com capacidade para 200 000 espectadores. Questionado sobre se considera que esta opção não diminuirá o nº de adeptos em vez de a aumentar, Pinto da Costa respondeu: "Os grandes timoneiros não tomam decisões erradas, o mercado é que por vezes boicota, num comportamento reaccionário, as suas sábias escolhas, penso eu de que...".

1 Comments:

Enviar um comentário

<< Home