Ideias Livres

segunda-feira, julho 07, 2008

O braço armado da ignorância

Os últimos meses têm sido recheados de exemplos tristes de quais as consequências naturais da ignorância generalizada em relação à economia e ao modo como esta - que mais não é do que o somatório das escolhas dos vários agentes presentes na sociedade - funciona.

A subida do preço do petróleo e de muitas outras commodities não começou este ano. O preço do WTI e do Brent, principais referências do mercado de petróleo bruto, tem subido consistentemente desde 2002 (onde rondava os 20 $/bbl), tendo atingido os 70 $/bbl em meados de 2006. No último ano e meio, o seu preço duplicou para perto dos 140 $/bbl.

As causas para a escalada do preço de várias commodities são variadas, podendo-se destacar, por um lado, o real aumento da procura, fruto do crescimento económico vertiginoso da China, da Índia e do Sudeste asiático em geral. Por outro, no caso do petróleo bruto, 20 anos de crude barato e de petro-economias burocráticas e ineficientes, que deterioraram a indústria petrolífera, desde a exploração e produção até à refinação - onde se transforma o petróleo bruto extraído do subsolo nos produtos realmente consumidos pela economia mundial - e impediram o aumento da produção.

Se até há pouco, fora a ganância dos vários países da OPEP, que nunca conseguiram funcionar realmente como um cartel, a manter os preços baixos (ou seja, sem efeito de cartelização, os preços reflectiram o seu real valor de mercado), com a subida da procura o balanço entre a capacidade mundial e a procura foi-se estreitando. A reacção típica do mercado foi um aumento da volatilidade dos preços e a sua subida.

Enquanto isto ia acontecendo, o Fed insistia numa política de juros baixos, que promovia o aumento do endividamento das famílias, apesar do crescimento galopante da dívida externa americana. Numa economia global transparente, os próprios mecanismos de mercado teriam provocado a desvalorização gradual e imediata do dólar face às moedas dos países com quem os EUA tinham mais relações comerciais. No entanto, a China insistia em manter a sua moeda indexada ao dólar, impedindo os americanos de sentirem aos poucos a perda de poder económico e refrearem o seu consumo. Continuaram a comprar o que não sabiam ainda que não conseguiriam pagar, enquanto o governo americano rebentava com o défice, investindo biliões numa guerra quase perdida. A permanente diminuição (em parte artificial, face ao dólar) dos custos de produção, por deslocalização para o sudeste asiático, iam mantendo a inflação baixa, apesar da subida galopante dos custos energéticos.

Esta situação, que durou entre 2002 e 2006, permitiu criar alguma ilusão de crescimento económico nos mercados accionistas, pois parecia que os americanos (e, em menor escala, os europeus) tinham dinheiro para comprar os produtos dos países emergentes. Porém, o permanente aumento da procura de matérias-primas (petróleo bruto, metais, alimentos) começou a colocar pressão nos índices de preços, principal indicador de controlo dos bancos centrais europeu e americano. Assim que isso sucedeu, começou a subida das taxas de juro.

Num mercado liberalizado, transparente e sem armadilhas, esta situação deveria estar controlada pelas equipas de análise de risco das instituições financeiras. Porém, faltava uma peça fundamental neste complexo puzzle. Nos anos 70, 80 e 90, nos EUA, grupos de pressão de defesa dos direitos humanos criticaram a discriminação a que eram submetidas as minorias no momento de adquirir uma habitação, tendo forçado a aprovação de legislação que favoreceu a disseminação de crédito de elevado risco. Enquanto a economia americana se apresentou robusta, durante o boom tecnológico e a era Clinton, a caixa de Pandora manteve-se fechada. Durante os primeiros seis anos dos mandatos de Bush, pelas razões atrás apontadas, o consumo também se manteve em índices elevados. Porém, assim que os primeiros indícios de retracção económica, inflação e subidas das taxas de juro surgiram, começaram a aparecer os primeiros sinais da hoje conhecida como crise do "subprime". Dada a globalização das instituições financeiras, esta crise acaba por a todos atingir, com especial para as economias menos fortes e com dívidas externas elevadas, como a portuguesa. Por isso hoje são os bancos espanhóis ou ingleses com actividade em Portugal a oferecer as melhores condições de crédito. Eles podem.

Como podem ver, são imensos os factores que conduziram a economia mundial à crise em que se encontra, a qual nos permitirá tirar importantes conclusões e tornar-nos mais exigentes, condição sine qua non de um mercado eficiente. Porém, no meio de toda esta balbúrdia e complexa teia de influências, são os ditos "especuladores" dos mercados de commodities e em especial de petróleo bruto quem mais acossados são. De nada servem exemplos a justificar e explicar porque é que estes agentes económicos não têm responsabilidade significativa na subida dos preços energéticos. Gráficos a ilustrar como a oferta e a procura mundiais estão coladas, sem grande margem de manobra que não a da subida do preço e da diminuição do consumo.

Claro que se tivéssemos, um pouco por todo o mundo, políticos com um mínimo de formação económica, este problema não se colocaria. Infelizmente a grande maioria dos nossos deputados não compreende verdadeiramente a essência do capitalismo e a sua forma de se reinventar, se transformar de acordo com as vontades dos agentes presentes e estar em permanente processo criativo, no sentido de optimizar as relações naturais e racionais entre as partes. Não compreende, nem procura perceber, qual o papel fundamental que estes produtos financeiros têm na estabilidade e troca intertemporal de bens, que permite garantir a existência de produto transaccionável no futuro. São, em suma, o braço armado da ignorância, com poder para tomar decisões que apenas agravarão a situação em que nos encontramos. Espero estar enganado.

6 Comments:

  • Infelizmente todos se guiam por objectivos fáceis e de curto prazo.

    Obrigado pela extensa "literatura" sobre previsões de eolução dos mercados.

    By Blogger NC, at 9:47 da manhã  

  • Diogo,

    há aqui uma coisa que não percebo. A oferta e a procura mundiais estão coladas, mas o que é que isso nos diz sobre o preço? A curva da oferta não me parece oferecer problema (deve referir-se à produção). Quanto à procura é que não sei exactamente o que é que ela tem por detrás. Quantidades transacionadas nos diversos mercados? Pedidos colocados no mercado? Quantidades consumidas?


    O que me parece estar a acontecer é que do lado da procura há cada vez mais agentes dispostos a pagar cada vez mais. Isto devido a um aumento da procura de energia e também a uma inelasticidade ao preço, principalmente por parte dos países desenvolvidos. Mas acerca desta realidade as curvas não parecem revelar nada.

    Apresentar um gráfico em que as quantidades oferecidas igualam as quantidades consumidas parece-me inútil porque é sempre isso que acontece (lei de Lavoisier). Interessante seria indicar, para um determinado preço, quais as quantidades que seriam desejadas e quais as quantidades oferecidas e daí retirar o gap.

    By Blogger NC, at 10:00 da manhã  

  • Sem dúvida que está a suceder o que disseste no segundo parágrafo. Dada a inelasticidade específica de boa parte dos derivados de petróleo, para que 2 ou 3% da procura diminua o preço pode ter de subir 30%. Por outro lado, há ainda um outro efeito de médio prazo interessante. Também do lado da oferta há diferentes custos de produção consoante a origem do petróleo bruto (onshore saudita ~ 15 $/bbl, offshore angolano 40-50 $/bbl, offshore profundo brasileiro talvez 100 $/bbl, por ex.).
    Assim, também do lado da oferta haverá alguma variação em função deste factor. Porém, como estes factores são de longo prazo, no curto prazo a oferta estará muito perto do máximo praticável e qualquer aumento da procura provocará aumento significativo do preço.

    By Blogger Diogo Almeida, at 11:41 da manhã  

  • «no curto prazo a oferta estará muito perto do máximo praticável e qualquer aumento da procura provocará aumento significativo do preço.»

    Esse dado é muito mais interessante: saber a percentagem de capacidade que está a ser utilizada. A partir do momento em que esta seja muito próxima de 100%, a única forma de encontrar o equilíbrio é através do preço.

    By Blogger NC, at 3:00 da tarde  

  • Não sequer chance de um filho não ser de "deus" numa casa de "fiéis de deus"; ele vai viver espreitado, injuriado, atirado em ciladas, continuamente até ir parar lá dentro dos covis dos covardes "santinhos" e "abençoados", e coisas assim. E, desde o 11/09, avoluma-se a desgraça da crença sobre a sociedade civil; e na iminência melhora da Sociedade por evolução da consciência humana, os parasitas "mandantes das vidas das pessoas no mundo" estão mau-dispostos a fazer qualquer e todo tipo de coisa para forçar a continuidade da escrava vida das pessoas a eles.

    A vergonha máxima do brio civil.

    Uma coluna está armada sitiando as cidades do Brasil, assim como muitas e muitas cidades foram sitiadas por uma "pobreza" comprada; uma gente enganada vagueia com promessas infindas de benesses, mas servem como um pavor ao redor das cidades, para serem jogadas contra os opositores ao regime nazi-ditatorial teo-pulhítico. Internamente os bairros estão cercados por capangas, "seguranças", que usam o código "abençoado", para dizerem que fazem parte das "benesses" do estratagema do cêrco civil.
    ESTÃO MATANDO JOVENS E MANTENDO A MÍDIA DE VIOLÊNCIA para insuflar o pavor nas pessoas, e forjar a trama de tutelamento das famílias; que correm pra debaixo das batinas parasitas e pras unções dos pastutos; assim o séquito do Terror impõe mais uma vez um afundamento negro na Sociedade. Agora vão cercar cada jovem dentro das Universidades para que nenhuma chance haja de dentro da "rebeldia" própria de transformação que vem do vigor da juventude. O descambo da Sociedade está num tal grau de degeneração que a espécie humana já prova o gosto amarguíssimo de sua aniquilação, e a consciência fica quase estática e perplexa frente à tudo que afeta seu estado psicológico, civil, e seu contexto ambiental.
    Ou partimos pro Impeachment ou um desenlace pior vai nos atropelar com muito mais estarrecimento e prejuízo que jamais pensamos conceber. Em cada segundo os (des)acertos avançam numa escala insuportável ... Não é hora de praia ... Não nascemos pra empestiar nossas cidades como babás de cachorros ... Não nascemos para sermos jogados como anencéfalos e afogados vivos em esgôto.

    By Blogger Haddammann Verão, at 2:45 da tarde  

  • Halo, eu sou Helena Julio, do Equador, quero falar bem sobre o Serviço de Financiamento Le_Meridian sobre este tópico. tentei tudo o que pude para obter um empréstimo dos meus bancos aqui no Equador, mas todos me recusaram porque meu crédito era baixo, mas com a graça de Deus eu vim a conhecer o Le_Meridian, então decidi tentar solicitar o empréstimo. com a vontade de Deus, eles me concedem um empréstimo de 500,000.00 USD o pedido de empréstimo que meus bancos aqui no Equador me recusaram, foi realmente incrível fazer negócios com eles e meus negócios estão indo bem agora. Aqui está o Le_Meridian Funding Investment Email / WhatsApp Contact, se você desejar aplicar um empréstimo a eles.E-mail: lfdsloans@lemeridianfds.com / lfdsloans@outlook.comWhatsApp Contact: + 1-989-394-3740.

    By Anonymous Anónimo, at 2:33 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home