Ideias Livres

segunda-feira, abril 02, 2007

Pequenos Portugueses

A RTP, à custa dos votos em Salazar e Cunhal, terá amealhado respectivamente 34.000 e 16.000 euros. Somando-lhe 35% de margem para as operadoras de telecomunicações, os votantes nestas duas figuras da nossa história contemporânea terão gasto 77.000 euros neste concurso.

Conhecendo a justificação que alguns opinion makers deram para os resultados desta votação ("o capitalismo selvagem, sem quaisquer regras, que destrói os empregos e espalha a miséria...") não deixa de haver uma enorme ironia na forma como um concurso verdadeiramente capitalista, em que os votos eram comprados, acabou por ser vencido por dois fortíssimos opositores do capitalismo e das sociedades liberais do Ocidente. Na verdade, muito pouco separa a posição de ambos. A defesa de um Estado forte, controlador e paternalista norteia ambas as ideologias, corporativista e comunista. O colectivo sempre à frente do indivíduo, esmagando as suas criações egoístas e imprevistas em nome de uma planificação inflexível dos destinos da nação. Uma elite omnisciente com o monopólio das ideias, já de si pré-definidas pela nomenclatura do regime e que esmaga a diferença e a originalidade.

Foram estas ideias, defendidas durante décadas, antes e depois do 25 de Abril, que nos conduziram à mediocridade e nos encostaram às cordas. São elas que continuam hoje a amarrar-nos ao passado, impedindo-nos de enfrentar os desafios colocados por um mundo global e desafiante, seja pela defesa dos interesses corporativos ou pelo despertar de medos xenófobos. Ao defenderem regimes totalitários, estes dois senhores limitaram-se a ter a sua grandeza proporcional à pequenez em que transformaram a mente do povo que os rodeava.

1 Comments:

Enviar um comentário

<< Home