Ideias Livres

quinta-feira, março 08, 2007

Promiscuidade electrónica

Também no Público de ontem vinha um anúncio anunciando a comemoração do 45º aniversário da Crise Académica de 62, que constará de uma sessão na Aula Magna e de um saudosista almoço-convívio na cantina - espero que comam o prato do dia e não qualquer petisco feito para o evento... embora não faça o meu género este espírito revivalista, compreendo-o e não prometo nunca fazer algo semelhante.

O que me incomodou foi ver, nos contactos disponíveis, um e-mail oficial do Tribunal Constitucional, em concreto do Dr. Jorge Galamba, responsável pela Entidade das Contas e Financiamento Políticos (a ironia é dura).

A fronteira entre o pessoal e o profissional é, infelizmente, pouco respeitada em Portugal. Os políticos e figuras públicas são os primeiros a queixarem-se desse facto. Porém, não é possível exigir mais respeito pela nossa vida privada e, de seguida, utilizar um mail profissional de um organismo público para a organização de um evento que nada tem a ver com o desempenho de funções e, pior do que isso, anunciá-lo num jornal diário. A isto, normalmente, chama-se promiscuidade. Neste caso, electrónica.