Ideias Livres

segunda-feira, abril 02, 2007

Mullah Chávez

Infelizmente, todos os passos do caminho para a servidão vão sendo percorridos na Venezuela, enquanto o povo não se revolta de vez.
Desta feita, o papá (ou mullah) Chávez decidiu proibir todos os seus filhinhos de consumirem álcool durante a Páscoa, impondo a lei seca, com a justificação da diminuição da sinistralidade rodoviária.

Este é, outra e outra vez, o caminho do socialismo: a incapacidade de comprender a condição humana, por estar demasiado compenetrado nas suas utopias. Por não lhe agradar o Homem que vê, idealiza um outro, inexistente e inalcançável, que apelida de "homem novo". Um disparate antropológico. Sendo o Homem feito de pedra e não de barro, só o moldam à força das armas e das proibições. Foi assim na Rússia, na China, na Europa de Leste, na Coreia, no Vietname, em Cuba, no Zimbabwe, agora na Venezuela. Regimes totalitários e populistas, com subtis diferenças de acordo com a realidade cultural do meio e dos intervenientes - mais mecânicos e frios ou mais messiânicos e peronistas.

O desfecho é sempre o mesmo: Miséria, material e intelectual.