Ideias Livres

quinta-feira, março 16, 2006

Diz-me com quem andas...

Após a morte de Milosevic, ocorrida depois de quatro anos de cárcere - pena leve mas não provada (dada a injustificável morosidade deste processo) para o principal responsável por vários genocídios na antiga Jugoslávia, o PCP, mantendo a tradicional coerência que muitos, de forma inaudita, chegam a considerar virtuosa, como vimos aquando da morte de Álvaro Cunhal, vem apontar o dedo, em comunicado oficial - que descobri através d'Os Cães Ladram e a Caravana Passa - a... tambores, por favor... os Estados Unidos (ok, era fácil, a resposta às teorias da conspiração destes fósseis conservados em formol soviético é sempre a mesma).

Como pela boca morre o peixe, resta-me transcrever as frases mais aberrantes e que melhor descrevem a perigosa ideologia que estes senhores teimam em defender:

O falecimento de Milosevic contribuirá para que perdure o conjunto de mentiras e falsificações históricas que deram suporte à ilegítima guerra de agressão, movida pelos Estados Unidos e pela NATO na base dos mais diversos pretextos, ao processo de sequestro e entrega de Milosevic ao «Tribunal de Haia», ao desmembramento violento do Estado Jugoslavo e à criação de uma nova situação geopolítica que visou, no essencial, a criação de um conjunto de novos países e protectorados subordinados à estratégia e objectivos de dominação dos Estados Unidos e dos seus aliados naquela região.

Suponho, portanto, que para estes senhores, a manutenção violenta de um Estado Jugoslavo, contra a vontade de autodeterminação dos povos e recorrendo ao massacre de populações inteiras, foi um mero pormenor. Quem não se lembra, aliás, da ida de uma comitiva do PCP a Belgrado, como forma de apoio ao carniceiro dos Balcãs? Diz-me com quem andas...