Ideias Livres

sexta-feira, agosto 19, 2005

Mais um comboio para Servidão

O Zimbabué de Robert Mugabe está, seguramente, no top 5 dos piores países para viver. A seu lado estarão a Coreia do Norte, a Birmânia e mais uma ou outra ditadura africana. Todos fervilhantes democracias liberais e economias de mercado.

Depois de uma expropriação racista das propriedades agrícolas, que conduziu à destruição da capacidade de produção e à famina generalizada, depois da censura e das perseguições políticas que o regime tentou apelidar de anti-nacionalistas, à semelhança do que tem feito Hugo Chavéz na Venezuela, depois do apoio sul-africano a um déspota que tem conseguido destruir toda a capacidade produtiva do país, chegou a vez de, em desespero de causa, o governo de Harare aumentar brutalmente a carga fiscal, no caso o IVA, de 2,5% para 17,5% , na esperança vã de obter uma percentagem mais elevada de nada, que é o que resta depois da razia por si promovida.

A economia é como uma planta selvagem. Se a deixarmos em paz, ela vive e prospera. Se passarmos a vida a trasladá-la, tirar-lhe folhas, racionar-lhe os nutrientes, tapar-lhe o sol, tirar-lhe a terra, ela definha e morre.

1 Comments:

  • Sobre este tema, Um livro muito interessante

    In Defense of Globalization, de Jagdish Bhagwati

    By Anonymous Anónimo, at 7:37 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home