Regresso às aulas
Sim, eu sei que estamos no meio de uma campanha eleitoral e todos os partidos querem cativar votos entre as principais corporações profissionais, nomeadamente a dos professores.
Felizmente, como não preciso de o fazer, aproveito para chamar a atenção para uma posta de Ronald Bailey na Reason que nos envia para dois artigos, um na New Yorker e outro na edição da Reason de Outubro de 2006 (How to Fire an Incompetent Teacher).
If you ever doubted that the public schools are chiefly run for the benefit of teachers, this article will put those fond delusions to rest. Educating children is an incidental side effect of giving teachers jobs. Of course, not all school systems are as dysfunctional as New York's is, but the monopoly power of government schools cannot help but foster creeping incompetence and the growth self-justifying educational bureaucracies at the expense of educating students.
Garantir acesso universal ao ensino não tem nada a ver com ter um sistema público de ensino do mesmo modo que não preciso de ter um sistema público de habitação para que todos tenhamos uma casa. Uma coisa é certa, é a presença asfixiante do Estado na actividade educativa que impede a sociedade de responder às diferentes necessidades dos cidadãos, com a capacidade criativa e heterogénea que a caracteriza e não com o carácter burocrático e monolítico que o Estado irremediavelmente tem. E o cheque-ensino começava a resolver isto.
Felizmente, como não preciso de o fazer, aproveito para chamar a atenção para uma posta de Ronald Bailey na Reason que nos envia para dois artigos, um na New Yorker e outro na edição da Reason de Outubro de 2006 (How to Fire an Incompetent Teacher).
If you ever doubted that the public schools are chiefly run for the benefit of teachers, this article will put those fond delusions to rest. Educating children is an incidental side effect of giving teachers jobs. Of course, not all school systems are as dysfunctional as New York's is, but the monopoly power of government schools cannot help but foster creeping incompetence and the growth self-justifying educational bureaucracies at the expense of educating students.
Garantir acesso universal ao ensino não tem nada a ver com ter um sistema público de ensino do mesmo modo que não preciso de ter um sistema público de habitação para que todos tenhamos uma casa. Uma coisa é certa, é a presença asfixiante do Estado na actividade educativa que impede a sociedade de responder às diferentes necessidades dos cidadãos, com a capacidade criativa e heterogénea que a caracteriza e não com o carácter burocrático e monolítico que o Estado irremediavelmente tem. E o cheque-ensino começava a resolver isto.
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