Ideias Livres

quarta-feira, fevereiro 18, 2009

Dúvida pública

De modo a ilustrar os paradoxos económicos com que nos poderemos deparar dentro de muito pouco tempo, em virtude da ignorância dos nossos políticos, imaginemos um concurso público para adjudicação-relâmpago de obra de manutenção de um edifício público, iniciado no âmbito do pacote de investimento público em obras, para estímulo da economia, ao qual concorrem duas empresas de construção civil.
A primeira, recorrendo a tecnologia de ponta, faz uma proposta de 500.000 euros e um período de execução de 3 meses. Para execução da empreitada, dada a tecnologia empregue, precisará apenas de 2 engenheiros especializados e 10 operários.
A segunda, apresenta um orçamento de 1 milhão de euros e prevê executar a obra em 12 meses, utilizando para o efeito 25 operários e 1 engenheiro de obra, ou seja, daá emprego a 26 pessoas durante um ano.
Qual será a empresa contratada pelo Estado português, que não sabe bem se quer fazer obras ou apenas inventar empregos/ocupações que permitam enganar estatísticas (não vale dizer a do Jorge Coelho...)?

Quando não sabemos para onde vamos, qualquer caminho serve...

3 Comments:

  • Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    By Blogger Portaria59, at 2:30 da tarde  

  • Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    By Blogger CS, at 6:05 da manhã  

  • O objectivo principal do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau não era o de manter prisioneiros como força de trabalho (casos de Auschwitz I e III) mas sim de exterminá-los.

    Os prisioneiros eram trazidos de comboio de toda a Europa ocupada pelos alemães, chegando a Auschwitz-Birkenau diariamente. Na chegada ao campo, os prisioneiros eram separados em dois grandes grupos – aqueles marcados para a exterminação imediata, e os que fiavam registados como prisioneiros. O primeiro grupo, cerca de três quartos do total, era levado para as câmaras de gás de Auschwitz-Birkenau em questão de horas; este grupo incluía todas as crianças, todas as mulheres com crianças, todos os idosos, e todos aqueles que, após uma breve e superficial inspecção pelo pessoal das SS, não se mostravam em condições de trabalhar.

    Contudo, viviam crianças prisioneiras em Auschwitz e cerca de 700 crianças foram libertadas do campo de Auschwitz pelas tropas soviéticas em Janeiro de 1945.

    O que poucos sabem é que existia uma maternidade em Auschwitz e uma parteira que ajudou a dar à luz 3,000 bebés.

    Uma maternidade em Auschwitz

    By Blogger Diogo, at 11:34 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home