Ideias Livres

terça-feira, fevereiro 10, 2009

O Padre Vermelho

Quem ouviu Francisco Louçã e os seus camisas negras na recente Convenção do Bloco de Esquerda e tem um mínimo de conhecimento da história do século XX só pode ficar preocupado.
O homem a quem algum filho de banqueiro deve ter roubado um chupa nos bancos da escola fala dos "capitalistas" como Göebells falava dos judeus. Aliás não fala, cospe, com asco.

A sua presunção de superioridade moral, aliada ao prazer narcísico pelo mediatismo e pelo discurso para as multidões, é uma imagem parda e pequena - para nosso bem - de Cromwell, Robespierre ou Hitler. É o padre vermelho da Nova Esquerda. As suas palavras são um absoluto incitamento ao ódio, com as repercussões sociais que daí podem advir. Quem ouve falar Louçã ou o líder do PNR encontra semelhanças várias no timbre, no olhar cerrado pela raiva, na procura de culpados morais sobre quem devem recair todos os males do mundo.

A perseguição aos judeus teve sempre como justificação moral a sua acumulação de riqueza, "obscena e gananciosa", à custa dos outros, os "excluídos". O modo como Louçã descreve "os banqueiros, o grande capital, os empresários sem escrúpulos" não difere em nada do mais vil vocabulário empregue pelos nazis na década de 30 contra a comunidade judia. Uma linguagem incendiária, populista e extremista, com direito a directos e prime time.

São sinais de tempos perigosos que se avizinham e que moldarão o século XXI. Esperamos que de modo diferente do que sucedeu na primeira metade do século XX.

1 Comments:

  • Taxa de mortalidade infantil em alguns países da América Latina:
    Argentina - 11.44
    Brasil - 22.58
    Bolívia - 44.66
    Chile - 7.71
    Costa Rica - 8.77
    Cuba - 5.82
    Colombia - 18.9
    Equador 20.9
    Guatemala - 27.84
    Fonte: C.I.A. world factbook.

    By Anonymous Anónimo, at 2:09 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home