Ideias Livres

quarta-feira, outubro 15, 2008

Assobios em Paris, Faixas em Sófia

No decorrer de duas partidas de futebol (Bulgária-Itália, em Sófia, no passado sábado; França-Tunísia, em Paris, ontem) ocorreram manifestações populares que indignaram a "impoluta" classe política italiana e francesa.

Em Sófia, alguns adeptos italianos expuseram faixas com símbolos fascistas. A desgraça, o choque. É sabido que as claques de futebol são um bom veículo de angariação e propagação de ideais nacionalistas - irónico quando o futebol é um dos negócio mais globalizados do mundo... - da mesma forma que as associações recreativo-culturais o são de ideais comunistas. A demagogia não tem cor e ataca com mais facilidade as camadas menos esclarecidas da população.

Já em França, foram supostamente os franceses de origem tunisina a assobiar o hino francês, em pleno Stade de France. A insolência, o desrespeito. Vários políticos, entre os quais o primeiro-ministro François Fillon, sugeriram que o jogo deveria ter sido interrompido. Como se o desporto não fosse hoje a forma civilizada que os países criaram para canalizar o orgulho pátrio, as guerras da pós-modernidade. Se se considera que houve falta de respeito da parte dos emigrantes tunisinos, tal é uma consequência das disparatadas políticas francesas dos últimos 50 anos, não de terem permitido que eles se sentassem no estádio. Este comportamento é, como sabemos, o reflexo de um problema social grave que não se resolve não realizando jogos contra equipas magrebinas em França, como propôs o secretário francês dos Desportos, Bernard Laporte, mais habituado ao ambiente ecléctico do rugby.

Em ambos os casos, como vem sendo hábito, surgem políticos a querer proibir, calar ou camuflar, transformando o mundo numa transposição higienizada da utopia politicamente correcta que leram em cartilhas datadas. É a democracia que temos na Europa.

1 Comments:

  • O cenário do esporte,às vezes, denuncia coisas que a mídia descompromissada com o povo inerme camufla, abafa e esconde. Aqui no Brasil as vaias no Pan deflagrando o desagrado completo da consciência do povo ante o (des)governo do teo-ditador-monarca-pulhítico-bucéfalo-"esperto" foram de tal modo contundentes que só mesmo a cara-de-pau do mentiroso e sua "perita" mentirosa (capaz de enganar o Doe-Code, quanto mais o povo ignaro) com a tática de jurar de pé junto até à morte teve a salafra desfaçatez e tempo e dinheiro para mover a opinião pública e mexer o esgôto religioso para lhe dar ascensão a "santo" e "ator". O Brasi é hoje o "Big Brother da 'transparência' da falta de escrúpulo, sordidez, dissimulação e covardia". Fomos levados a um tal estado civil que até temos vergonha de nós mesmos como nação. É a lama que vaza do lixão psicológico imposto pelos embustes dos pulhas teo-intencionados em esmagaçar o povo com escravidão completa e aboluta.

    By Blogger Haddammann Verão, at 12:44 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home