Ideias Livres

domingo, julho 17, 2005

Ideias Livres para Portugal - nº 3

Número Verde da Saúde

Regressado de férias, trouxe comigo uma otite externa e a surdez parcial de um ouvido, fruto dos banhos de piscina e acontecimento já recorrente no meu historial de verão. Por esse facto também, na minha "posta" anterior falei-vos do que li e não do que ouvi. Hoje, último dia de férias e já de regresso à capital, não tive outro remédio que não deslocar-me a uma urgência hospitalar.

De outros anos, sabia que a urgência de Otorrinolaringologia (ORL) de Lisboa era efectuada no Hospital Egas Moniz, na Junqueira, junto ao Tejo. Pensei em telefonar mas, além de estar com a capacidade auditiva do avô Simpson, a ideia de ninguém me atender ou não me saber dar uma resposta era demasiado penosa. Atravessei assim a cidade para chegar ao Egas Moniz onde simpaticamente me informaram que, fora do período 8h-20h dos dias úteis, esta urgência se realizava no Hospital de Santa Maria, à frente do qual havia passado meia hora antes...

Desloquei-me então para Santa Maria, onde paguei a taxa moderadora de cerca de seis euroe e meio e fui triado, atendido e curado em menos de uma hora, o que nem me pareceu mau, dentro do trinómio Domingo - Urgência - Santa Maria. Há, porém, que abrir horizontes e, tal como elogio o trabalho positivo de todos aqueles que me atenderam ao longo de todo o processo - e acreditem que num hospital da dimensão de Santa Maria, que tive de atravessar a pé de uma ponta à outra, foram uns quantos... - quero também apontar duas medidas a tomar que melhorariam substancialmente o serviço prestado (e não me refiro, nesta posta, a questões de índole financeira):

- Descentralização dos Serviços de Saúde - será possível que, numa cidade de um milhão de habitantes, apenas exista uma urgência de ORL a funcionar ao domingo? Não poderia o Estado privatizar todas as unidades de saúde a seu cargo, estabelecendo acordos com os vários hospitais, à semelhança do que fazem os seguros privados de saúde?

-Criação de uma Linha Verde de Saúde - Esta devia ser uma das principais obrigações do Estado no que à Saúde diz respeito ou, melhor ainda, um projecto privado: efectuar telefonicamente a triagem do paciente e encaminhar o cidadão desde a sua casa até à unidade de saúde mais próxima, de forma a que este não tenha de se deslocar a um hospital para que daí o reencaminhem para outro.
Ao meu lado na urgência tinha uma jovem que tinha vindo do Hospital de Torres Vedras, passado pela Estefânia e finalmente chegado a Santa Maria! Ora, por ordem de preferência e a título de exemplo, esta rapariga deveria ter podido, de casa, ligar para um nº verde onde, por telefone, lhe fariam uma triagem, encaminhando-a para uma unidade de saúde em Torres Vedras, privada, que teria um acordo com o Estado. Caso tivesse mesmo de vir para Lisboa, o que é já de si um escândalo, visto não se tratar de uma situação crítica, deveria de antemão saber a que hospital se deslocar.

De salientar que as urgências de Santa Maria, pelo menos, mas calculo que tenha sido um projecto nacional, dispõem de um sistema de triagem muito objectivo e sequencial, que agrupa os pacientes por cores consoante o grau de urgência da assistência médica necessária e que encaminha os mesmos para o local da assistência, agilizando bastante os processos.