Ideias Livres

domingo, julho 17, 2005

Fim de banhos

Depois de uma semana de sol e água, exemplo puro da constante insatisfação humana, acompanhado de Jorge Luis Borges, autor de interessante poesia mas de muito melhor prosa e ensaio. Dono de uma cultura excepcional, abre-nos o apetite para outras - muitas - leituras.

Li também um excelente trabalho jornalístico sobre a geo-estratégia da Ásia Central, escrito por Lutz Kleveman, que deambulou pelo triângulo Cáucaso-China-Paquistão em 2001 e 2002 em busca de explicações para o passado e pistas para o futuro: "The New Great Game - Blood and Oil in Central Asia". Imparcial, apontando o dedo a fontes externas e internas, desmascarando regimes e esclarecendo alguns posicionamentos diplomáticos, quer dos EUA e Rússia, quer dos países visitados.

Não querendo parecer o professor Marcelo, aconselho também um livro sobre investimentos em commodities, de Jim Rogers (Hot Commodities, da John Wiley & Sons) um self made man ex-corretor e multimilionário, que analisa os ciclos económicos e a sua relação com fases bullish e bearish dos mercados de acções, obrigações e commodities, demonstrando que este último aparece em contraciclo com os outros dois e em fases consideradas de recessão económica.
É precisamente a escassez de matéria-prima e o aumento da sua cotação que leva à perda de margem a jusante da fileira económica, que acaba por ser reflectida no consumidor final, provocando inflação e perda de poder de compra. O mercado acaba por reagir, investindo a montante na produção de mais matérias-primas, conduzindo a novo ciclo de crescimento da economia. Boa compra.