Ideias Livres

segunda-feira, junho 13, 2005

O que eles nos fizeram...

Quem ler amanhã muita da comunicação social portuguesa, se não conhecer minimamente a história contemporânea do nosso país, correrá o risco de pensar que se perdeu não apenas uma das principais figuras do universo político do pós-25 de Abril mas um dos pilares do nosso regime, um baluarte da democracia, um símbolo da liberdade. Pelo menos a julgar pelos rodapés e reportagens dos telejornais, a democracia está de luto e o país mais pobre...

Ora o país está, de facto, cada vez mais pobre mas deve-o em boa parte a Cunhal e seus muchachos, como o previamente desaparecido Vasco Gonçalves, que andaram a brincar às revoluções com o dinheiro dos outros e, não bastasse isso, deixaram um legado socio-cultural aterrorizante, que nos continuará a perseguir. Dissecando a liberdade em social e económica - se é que faz algum sentido separar, no campo teórico, uma pessoa da sua propriedade... - verificamos que os comunistas pouco ou nada contribuiram nos últimos trinta anos para o seu reforço em Portugal. Senão, vejamos:

1. Fomentaram a perseguição de pessoas e bens, apoiando a ocupação de propriedades privadas por parte de terceiros, destruindo famílias inteiras e expulsando do país, a semelhança do que havia sido feito pela Inquisição, boa parte do nossos recursos humanos e materiais.

2. Levaram a cabo, por via indirecta, a nacionalização da economia portuguesa, arrasando a fileira de alguns produtos e provocando atrasos irrecuparáveis noutros.

3. Perseguiram ideologicamente muitos daqueles que deles discordavam, expulsando-os dos seus empregos, humilhando-os, insultando-os com epítetos ainda hoje usados por alguns dos seus dirigentes em relação a uma parte significativa do espectro político português.

4. Dominaram o status quo da Função Pública, através dos seus braços armados sindicais, continuando hoje a minar muitas das mudanças essenciais ao desenvolvimento económico e social do país, não só no Estado mas em todas as empresas entretanto devolvidas - vendidas a peso de ouro - ao mercado, como parte da banca, a PT, a EDP ou a Galpenergia, tendo pelas mesmas razões afastado, ao longo destes trinta anos, o fundamental investimento estrangeiro.

5. Controlaram o sub-sistema de educação pública, condicionando o conteúdo dos manuais escolares e as nomeações para os Conselhos Directivos das escolas, tentando formatar, de modo soviético e orwelliano - e, com muitos, conseguindo... - as futuras gerações, na qual me incluo.

6. Inundaram de militantes a Administração Pública, Central e acima de tudo Local, discriminando, uma vez mais, os não simpatizantes da causa e criando nos municípios um lastro insustentável.

São imensos os casos de diminuição das liberdades acima citados. Muitos desses crimes foram sendo remediados com o passar do tempo, mas não anulados, pois o tempo não anda para trás. Outros, mantém-se impunes hoje e os seus estragos sentidos na nossa pele todos os dias.

É por tudo isto importante escrever correctamente a história de Portugal. E esse é um trabalho diário que cabe a todos aqueles que amam a liberdade e se sentem chocados ao verem-na ser usada como porta-estandarte de quem tão mal sempre a tratou.