Ideias Livres

quinta-feira, outubro 04, 2007

Chávez, El Historiador

É difícil não estar continuamente a falar dos disparates que Hugo Chávez todos os dias faz e diz.
Consegui mesmo conter a escrita perante a apresentação do seu CD, no seu programa, que passa num canal que ele controla. Pela enésima vez, a experiência socialista caminha para o culto da personalidade do líder. Desta vez e por enquanto, esse culto envolve "canciones populares de mi abuela". Daqui até às estátuas em tamanho XL, não há-de faltar muito.

Porém, no mesmo programa dominical, o presidente venezuelano deu indicações muito mais graves em relação a futuras iniciativas da sua "Revolução Bolivariana". Chavéz e o seu governo criaram agora um novo sistema de ensino ao qual nenhuma escola poderá fugir e que reescreve a história mundial, com óbvio prejuízo para Colombo e demais conquistadores. Aparentemente, Chávez culpa os povos colonizadores pelo seu aspecto miscigenado. Ainda não percebeu que o problema reside no seu mau gosto...

O Sistema de Ensino Bolivariano é de aplicação obrigatória, não apenas nas escolas públicas mas também no ensino privado, arrasando boa parte do próprio conceito de "privado". O estabelecimento que não se conformar com o programa definido será nacionalizado. Toda este populismo anti-colonialista tresanda a história contemporânea africana. É este o socialismo do século XXI... Igual ao do século XX, mas com uma cantiguinha ridícula como música de fundo. Hasta cuando, Venezuela?